Aula 1
Sumário: 1. - Nomenclatura do violão; 1.1 – Mão direita e esquerda; 1.2 – Postura do executante; 1.3 – Notas musicais, acordes e cifras; 1.4. Ritmo e 1.5. Música
1. Nomenclatura do violão – é um conjunto de elementos que compõe o instrumento: braço, caixa acústica, cavalete, cordas, casas, trastes, tarraxas, etc.
* Braço – elemento composto por vários outros elementos menores onde as notas musicais estarão a disposição do executante;
* Caixa acústica – responsável pela projeção e volume do violão;
* Cordas – feitas de metal ou nylon e espessuras diferentes que ao serem tocadas vibram e produzem o som;
* Cavalete móvel ou cavalete fixo (colado ao tampo) – onde as cordas se prendem;
* Tarraxas – aumenta ou reduz a tensão exercida sobre as cordas, aumentando ou diminuindo sua tonalidade, possibilitando a afinação correta do violão;
Neste momento, não é obrigatório conhecermos a anatomia do violão completamente, por se tratar de um objetivo ou estudo menos amplo. Veja a figura:
Percebemos que esse violão é composto por seis cordas. Elas são contadas de baixo para cima, ou seja, da corda mais fina à corda mais grossa. Cada corda tem um som: 1ª (Mi), 2ª (Si), 3ª (Sol), 4ª (Ré), 5ª (Lá) e 6ª (Mi).
1.1. Mão direita e mão esquerda
Mão direita – é extensão de senso rítmico do executante destro. Os dedos usados serão: polegar (p), indicador (i), médio (m) e anelar (a).
Mão esquerda – pressiona as cordas ao braço do violão a fim de produzirem as notas desejadas. Os dedos usados serão: polegar (p) que servirá de apóio por trás do braço do violão, indicador (1), médio (2), anelar (3) e mínimo (4).
Técnicas de mão esquerda: martelar, puxar, vibrar ou escorregar os dedos sobre as cordas.
1.2. Postura do Executante
Não poderia deixar de mencionar a postura do executante por entender que esse é um dos pontos de grande importância para o futuro violonista. Pois a boa postura aumenta a possibilidade de se tocar mais e mais ou horas e horas, evitando um cansaço precoce.
Postura clássica – mais usual entre os músicos com estilo clássico. O violonista senta ereto em uma cadeira de aproximadamente 60cm e apóia o pé esquerdo em um pequeno banco de 14cm a 16cm, aproximadamente.
Postura por cruzamento de pernas – perna esquerda cruzada sobre a direita, masculino ou feminino.
1.3. Notas musicais, acordes e cifras
As notas musicais são compostas por sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Acordes é um conjunto de três ou mais notas/sons tocadas ao mesmo tempo, possibilitando uma harmonia: Dó+Mi+Sol; Dó+Mi+Sol+Si; Dó+Mi+Sol+Si+Ré; Fá+Lá+Dó; Fá+Lá+Dó+Mi; Sol+Si+Ré; assim sucessivamente.
Cifras – é a forma universal de podermos representar graficamente os acordes. Alas podem ser por letras e números:
Leitura | Leitura | Leitura | |||
A | Lá Maior | Am | Lá Menor | A7 | Lá Maior com sétima |
B | Si Maior | Bm | Si Menor | B7 | Si Maior com sétima |
C | Dó Maior | Cm | Dó Menor | C7 | Dó Maior com sétima |
D | Ré Maior | Dm | Ré Menor | D7 | Ré Maior com sétima |
E | Mi Maior | Em | Mi Menor | E7 | Mi Maior com sétima |
F | Fá Maior | Fm | Fá Menor | F7 | Fá Maior com sétima |
G | Sol Maior | Gm | Sol Menor | G7 | Sol Maior com sétima |
Para começar a tocar músicas não é preciso antes conhecer todas as notas ou todos os acordes. Basta aprender dois acordes, um ritmo e conhecer a música pra sair tocando. Depois mais um acorde e outra música. Outro acorde e assim sucessivamente. Com isso, o seu dicionário de acorde irá aumentando e quando você menos imaginar está experto no que parecia um sonho.
1.4. Ritmo – é a maneira pela qual um determinado andamento é tocado. Enquanto o andamento determina quantas notas serão tacadas num dado período, o ritmo estabelece quais delas terão maior ênfase. Assim, é o ritmo que dá o “pique” da música.[1]
Existem várias maneiras de o músico perceber o ritmo da canção que se quer tocar: audição musical, metrônomo, maestro ou regente, bateria, entre outros.
Audição musical – considere-a como o meio principal dentre os outros, porque essa ferramenta estar presente no íntimo do músico. É através dela que você ouve a gravação em um CD, DVD, a execução de músicas por outros músicos. Ela é parte de seu próprio corpo. É o ato de ouvir que estar consigo presente na pessoa humana em sua individualidade.
Metrônomo – é um tipo de “relógio” que emite um som a cada tempo ou segundo, onde o músico ao ouvir se guia para tocar seu instrumento musical. Com o advento da informática o metrônomo se faz presente nos teclados musicais, sintetizadores, pedais de guitarra, entre outros meios.
Maestro ou regente – é um dos mais experientes músicos que diante de uma banda ou orquestra faz a marcação do ritmo para outros músicos.
Bateria – é um instrumento propriamente rítmico. Com ele o baterista pode determinar o andamento rítmico aos outros músicos de sua banda. A bateria estar presente também nos teclados musicais que serve a outros instrumentistas como violonista, por exemplo, para seus estudos individuais e até mesmo em realizações de shows.
1.5. Música: veja na próxima página a música de Geraldo Vandré
Pra não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré) Am G Am - - Caminhando e cantando e seguindo a canção G Am Somos todos iguais, braços dados ou não G Am Nas escolas, nas ruas, campos, construções G Am Caminhando e cantando e seguindo a canção G Am Vem, vamos embora que esperar não é saber G Am Quem sabe faz a hora não espera acontecer G Am Há soldados armados amados ou não G Am Quase todos perdidos de armas na mão G Am Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição G Am De morrer pela pátria e viver sem razão G Am Nas escolas, nas ruas, campos, construções G Am Somos todos soldados, armados ou não G Am Caminhado e cantando e seguindo a canção G Am Somos todos iguais baços dados ou não G Am Os amores na mente, as flores no chão G Am A certeza na frente, a história na mão G Am Caminhando e cantando e seguindo a canção G Am Aprendendo e ensinando uma nova lição |
Acordes: Am(Lá Menor) e G (Sol Maior).
Atenção: observe que essa música tem apenas dois acordes e o momento de mudança de um ao outro deve ocorrer na sílaba em negrito.
Paciência e dedicação são qualidades presente na vida do músico. Imagine que Deus estar contigo e que você é capaz e os resultados serão positivos, pois os grandes mestres também trilharam os mesmos caminhos que você acaba de iniciar. (Fernando Max)
Bons estudos
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